Programação GT 8

0
GT 08 – Trabalho e Educação
Coordenadoras: Aparecida Neri de Souza (Unicamp) e Selma Venco (Unicamp)

Sessão 1: Trabalho de professores no ensino básico e superior (HOUVE ALTERAÇÃO DE DATA E HORÁRIO)

Coordenação: Selma Venco
Dia 7 de setembro de 2017
Das 8 às 10h30 horas
  1. A radicalização neoliberal e os processos de subjetivação a partir do trabalho: a realidade dos professores temporários (PSS), Everson Araujo Nauroski (UFPR)
  2. Os egressos das licenciaturas da UFPR Litoral: sujeitos em ação docente após a formação sob um PPP diferenciado, Emerson Joucoski, Adriana Lucinda de Oliveira, Elsi do Rocio Cardoso Alano (UFPR)
  3. Transformações no trabalho e resistência docente na universidade pública, Fernando Henrique Protetti (UNICAMP)
  4. A ofensiva neoliberal e o Estado: os impactos na educação e a expansão das cooperativas educacionais no Brasil, Marcelo Augusto de Lacerda Borges (UFU)
Sessão 2 – Estudos sobre educação e qualificação profissionais
Coordenação: Aparecida Neri de Souza
Dia 7 de setembro de 2017
Das 14 às 17 horas
  1. A educação profissional e tecnológica: cotejamento entre Brasil e Argentina, Remi Castioni (UNB), Reinaldo de Lima Reis Junior (IFG), Denise Bianca Maduro Silva Passades (UFMG)
  2. A pedagogia da indústria: o Senai e a formação integral, Desiré Luciane Dominischek (UNICAMP)
  3. A educação para o trabalho via Pronatec: análise do modelo de educação profissional no governo Dilma Rousseff (2011-2016), Laura Oliveira Alberti (UNICAMP)
  4. Os sentidos da qualificação profissional dentro do Programa Seguro-Desemprego brasileiro, Moacyr Salles Ramos (PUC Rio), Inês Stampa (PUC Rio)
  5. O Estado capitalista e a educação – algumas reflexões para um olhar sobre a educação profissional, Rosangela Rosa (IFRJ), Maria Ciavata (UFF)
  6. Saberes sobre el trabajo em la educacion media técnica: el lugar de la practica profesionalizante: aproximaciones comparadas entre Argentina y Brasil, Yanina D. Maturo (Conicet)

 

Sessão 3: Jovens, inserção, formação e trabalho

Coordenadora: Selma Venco
Dia 8 de setembro de 2017
Das 14 às 17 horas
  1. Ensino médio e a inserção juvenil no mercado de trabalho, Ramon de Oliveira (UFPE)
  2. O projeto soldado cidadão como política pública de inserção do jovem no mercado de trabalho, Hercules Guimaraes Honorato (Escola Naval)
  3. Por que milhões de jovens brasileiros nem trabalham nem estudam?, Maitê Rimekká Shirasu (UFC), Ronaldo de Albuquerque e Arraes (UFC)
  4. Os jovens que não trabalham nem estudam e a política educacional do Estado do Rio de Janeiro: um estudo exploratório, Marcos Rangel de Lima (IBGE), Miguel Bruno (IBGE)
  5. Educação para o futuro: uma abordagem sobre novas possibilidades de carreiras, Simeia de Azevedo Santos (PUCSP)
  6. Educação, lazer e trabalho: (con)formar o futuro trabalhador?,  A. Vitor Guimarães (CEFET/MG)

 

Sessão 4: Trabalho decente, qualificação e condições de trabalho
Coordenação: Aparecida Neri de Souza
Dia 8 de setembro de 2017
Das 14 às 17 horas
  1. Qualificação profissional e promoção do trabalho decente: uma relação possível?, Carla Regina Mota Alonso Dieguez, Luciana Silveira (FESPSP),
  2. Atividade de trabalho e valor: problemas éticos e questões epistemológicas, Daisy Moreira Cunha (UFMG)
  3. Escolarização e trabalho infanto-juvenil: O caso do maciço do Morro da Cruz, Florianópolis, SC., Larissa Livramento Pereira (UFSC), Soraya Franzoni Conde (UFSC), Valéria Gontarczyk (UFSC)
  4. Quando o estágio não é supervisionado: a precariedade das relações de trabalho entre estudantes de pedagogia, Patrícia Pereira Vicente (UNICAMP)
  5. Trabalho e educação. O percurso formativo dos trabalhadores reincidentes no Programa Seguro Desemprego, Silvia Marcela de Oliveira Magalhães; Remi Castioni (UNB)
  6. O estágio como forma de precarização do trabalho: uma análise da finalidade pedagógica do estágio e dos requisitos 11.788/2008 nos estágios jurídicos na área trabalhista em Salvador, Lucas Santos de Castro (UFBA)

 

Sessão 5: Estudos sobre profissões, formação e ocupações
Coordenação: Selma Venco
Dia 9 de setembro de 2017
Das 14 às 17 horas
  1. A música como semiprofissão, a condição de microempreendor e os currículos superiores em música: reflexões sobre educação e trabalho, Euridiana Silva Souza (UFMG)
  2. Funcionários ou fotógrafos? Possibilidades de ruptura com o campo da profissionalização, Milena Pimenta de Souza (UNB)
  3. Influência da escolaridade dos pais no perfil sócio-ocupacional de jovens com ensino superior: um estudo preliminar dos dados da PNAD 2014, Camila Yuri Santana Ikuta; Gustavo Plinio Paranhos Monteiro (DIEESE)
  4. Egressos da Faculdade de Tecnologia de São Paulo (FATEC) – principais características dos tecnólogos formados pelo Centro Paula Souza, Zuleica Cristina Mizael Vicente (UNICAMP)
  5. A precarização do trabalho de operador de telemarketing: a prática sobre generalidades, Jordan Rodrigues dos Santos; Sania Nayara da Costa Ferreira (UFF)
  6. As contribuições do Pronera na formação profissional dos assentados extrativistas da reforma agrária do Estado do Amapá, Oseias Soares Ferreira; Marcia de Paula Leite (UNICAMP)

 

Sessão 6: Mercado de trabalho, rendimentos e escolarização
Coordenação: Aparecida Neri de Souza
Dia 9 de setembro de 2017
Das 14 às 17 horas
  1. Investimentos em capital humano e retornos da educação para grupos de rendimento intermediário no Brasil , 1991-2000, Mariana Farias Neves; Ana Carolina da Cruz Lima (UERJ)
  2. Análise dos rendimentos dos trabalhadores paraenses, segundo nível de instrução, Mariza Felipe Mathis; Luciana Cristina Romeu de Sousa; Hilder André Bezerra Farias (UFPA)
  3. A reestruturação do mercado de trabalho diante do capitalismo cognitivo e da empregabilidade, Paula de Macedo Santos (UFFRJ)
  4. Empreendorismo e educação: a educação empreendedora e seus pressupostos teóricos para a formação da sociabilidade contemporânea, Graziany Penna Dias (UFJF)
  5. Os desafios da qualificação e do trabalho desigual dos trabalhadores com deficiência, frente às novas demandas do mercado de trabalho no Brasil, Michele Paitra Alves dos Santos (UFPR e IFPR)

 

Powered by themekiller.com